segunda-feira, 16 de março de 2009

Este blog é um trabalho da disciplina webjornalismo do curso de Comunicação Social, feito por alunos. O grupo de trabalho entrou em contato com o Supervisor Nacional do Imposto de Renda Sr. Joaquim Adir para pedir autorização para fazer uma entrevista com o responsável da Central de Atendimento ao contribuinte (CAC) de Taguatinga. Depois de autorizados via telefone, a equipe foi até o posto do CAC às 10h e pediu para falar com o responsável do atendimento, que solicitou à sua secretária para avisar que aguardassem o término de uma reunião. Esta espera durou três horas e não fomos atendidos.Para fazer a matéria a solução foi buscar dados no sítio na Receita Federal.


Imposto de Renda 2009
Por: Erasmo Salomão

A Receita Federal recebeu até às 17h do dia 06 de março 899.287 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física. A expectativa da Receita é receber cerca de 25 milhões de declarações este ano. O prazo de entrega termina dia 30 de abril, às 24h. Quem não entregar a declaração dentro do prazo, terá que pagar multa de R$ 165,74.Este ano a receita não exige que o contribuinte apresente o número do recibo do ano anterior.­­­­

Cuidado com mensagens em nome da Receita

A Receita alerta que não envia mensagens via internet e pede que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome da Receita Federal.Quadrilhas tentam obter ilegalmente informações cadastrais e financeiras. Estes falsários usam uma página semelhante a oficial da RF com instruções falsas misturadas com verdadeiras com timbres oficiais.Muita atenção com mensagens que pedem para fazer correções em declarações já enviadas, lembre-se, a receita não envia mensagens aos contribuintes.Para esclarecimento de dúvidas ou informações, os contribuintes devem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet www.receita.fazenda.gov.br ou entrar em contato com o Receitafone (146).